Ana Francisca de Azevedo é doutorada em Geografia pela Universidade do Minho, Professora Auxiliar no Departamento de Geografia da Universidade do Minho, Investigadora Integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e Investigadora Convidada no Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2.PT).

Desenvolveu investigação de carácter prolongado na Danish Research Academy, no âmbito da Competência para a Acção Ambiental e Geografias da Infância, assim como na University College London, no âmbito da Geografia e Estudos Culturais da Paisagem. Colabora também com várias universidades na América-latina, entre elas a UFRJ, a UFRG e a UAB. Consultora da National Geographic Society e revisora de publicações científicas nacionais e estrangeiras.

Raramente publica em língua estrangeira e conta com diversas publicações em língua portuguesa, entre elas, os livros A ideia de Paisagem (2008) e A Experiência de Paisagem (2012), bem como capítulos e edição de livros tais como; Ensaios de Geografia Cultural (2006), Geografias Pós-coloniais (2007), Geografias do Corpo (2009), Intervalo: Entre Geografia e Cinema Vol.I/II (2015), Geografias Culturais da Música (2018) e Narrativas, Geografias & Cartografias (2020).

Foi agraciada com a Menção Honrosa da Associação Portuguesa de Geografia. Colabora com várias universidades e redes de pesquisa em Portugal e no estrangeiro como geógrafa e ativista. Fundadora e membro do coletivo itinerante de pesquisa Paisagem.húmus.