Ana Macedo é doutorada em Estudos Culturais (2019) pela Universidade do Minho em parceria com Universidade de Aveiro, na área de Sociologia da Cultura.
Mestre em História das Populações (1993), licenciada em História e Ciências Sociais e bacharel em Ensino de Ciências Sociais pela Universidade do Minho, foi bolseira do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) e é atualmente investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Entre as suas publicações destacam-se as obras: Família, Sociedade e Estratégias de Poder (1750-1830): A família Jácome de Vasconcelos da Freguesia de S. Tiago da Cividade, Braga (1996) e Memórias e diário íntimo de um fidalgo bracarense (1787-1810)(2013).
Centra a sua investigação no domínio dos Estudos Culturais e da História Contemporânea designadamente nos estudos das memórias privadas, dos arquivos de família, da correspondência, dos diários e das autobiografias. Atualmente integra o projeto internacional Associação Arquivo dos Diários que em Portugal tem sede em Lisboa. Esta Associação tem por missão preservar, valorizar e divulgar as memórias individuais e a promoção de testemunhos transversais a todas as esferas da sociedade.