Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (2005) e em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, pós-doutorada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014), é Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde coordenou o Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional até 2022.
Especialista em Estudos Curriculares e Mediação de Conflitos, coordenou e integra/ou vários projetos internacionais: projeto europeu ArleKin – Formação de Mediadores Sociais através da mobilidade europeia (2013-2016); projeto europeu CreE.A – Construção do espaço europeu da Mediação Social (2016-2019); projeto europeu LIMEdiat – Licenciatura Europeia em Mediação para a inclusão social (2020-2023).
Membro fundador e da direção de várias associações científicas nomeadamente a Associação Europeia de Mediação Social CreE-A e a Estreiadiálogos, Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa dos países Lusófonos. Membro da Rede de Ensino Superior de Mediação Intercultural e coordenadora do GT-Território em representação do CECS; coordenadora da Comissão Portuguesa de Mediação.
Entre a sua obra constam quase duas centenas de publicações. Dos livros publicados salientam-se: Assistentes Sociais e Mediadores: construindo identidades profissionais (Chiado Editora, 2015), International Handbook of Professional Identities (Scientific & Academic Publishing, 2015), Formation à la médiation sociale par le compagnonnage et la mobilité européenne (L’Harmattan, 2021), Mediação Intercultural: Formação, Ação e Reflexão (CECS/Editora UMinho, 2022).