Ana Duarte Melo é doutorada em Ciências da Comunicação e Professora do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Portugal, onde ensina publicidade, comunicação estratégica e territorial, criatividade e guionismo. Atualmente é diretora da Licenciatura em Ciências da Comunicação e divide a coordenação do CreateLab, a agência de criatividade e inovação do CECS.
É membro do projeto ClicTour – Climate change resilient tourism in protected areas of Northern Portugal, tendo ao longo da sua carreira participado em vários projetos de investigação. É também editora, organizadora e autora de várias publicações sobre participação, publicidade, comunicação estratégica, comunicação territorial e regulação. A sua tese de doutoramento sobre “Participação dop Cidadão- Consumidor na Publicidade: percepções, modalidades e regulação” (2013) combina publicidade, consumo, cidadania, participação e regulação. As suas principais áreas de interesse incluem cidadania e questões participativas emergentes da sociedade civil, o papel da comunicação organizacional e estratégica como motores de formas inovadoras e alternativas de mudança territorial, comunitária, de saúde pública, social e comportamental.
Ana Duarte Melo tem contribuído ativamente para várias associações científicas. Codiretora da secção de Pesquisa em Comunicação Participativa da IAMCR – International Association of Media and Communication Research e parte da sua direção desde 2016, tem estado envolvida noutros fóruns científicos, nomeadamente como Chair da secção de Comunicação Estratégica e Organizacional da ECREA – European Communication Research and Education Association (Lisboa, 2014) de que foi também vice-chair (Hamburgo, 2010; Istambul, 2012). Foi ainda vice-presidente do Grupo de Trabalho de Publicidade e Comunicação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM – Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação), (2012-2015).
Antes de se comprometer plenamente com a Academia, Ana acreditava que poderia mudar o mundo como jornalista, tendo trabalhado para a imprensa, rádio e televisão, tanto em Portugal como em Macau (República Popular da China). Mas depois tornou-se publicitária por 18 anos, trabalhando como redatora e diretora criativa (1988-2006) e também como guionista para TV, publicidade e cinema (1982-2004).
Ana Duarte Melo licenciou-se em Comunicação Social (1986) com uma tese sobre Performance e Simulação em Informação Televisiva pela Universidade Nova de Lisboa e obteve o seu Mestrado em Artes (2002) em Som e Imagem, com especialização em Argumento, Universidade Católica Portuguesa, Porto.