Beatriz Gomes Pinto é aluna do Mestrado em Geografia, na área de especialização de Riscos e Proteção Civil, da Universidade do Minho. Pelo mesmo instituto, concluiu, em 2023, a licenciatura em Geografia e Planeamento.

Os principais interesses de investigação são riscos naturais e antrópicos, alterações climáticas, edifícios e infraestruturas urbanas e planeamento urbano. Ao longo da sua formação académica, tem vindo a desenvolver alguma investigação, com posterior publicação, principalmente na compreensão dos impactes dos riscos nas comunidades locais e na delineação de medidas e ações de mitigação e de adaptação.

Neste momento, é detentora de uma bolsa de investigação, no âmbito do projeto InPUT – Engaging Places and Communities for Inclusive Peri-Urban Transitions, no CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade), financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.