Berta de Sousa, é licenciada em Direito e em Sociologia das Organizações pela Universidade do Minho, com especialização em Sociologia da Saúde. Detém Formação Avançada em Gestão Pública, do INA. É docente no ISEF, na área Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Coaching.

Assume a Vice-Presidência da UGT Braga. Integra, ainda, o Secretariado Nacional do SINTAP (Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e de Entidades com Fins Públicos) e a Comissão Executiva da Secção Regional do Norte, sendo coordenadora da Comissão para a Saúde.

É técnica superior, jurista, no setor publico da saúde.

Frequenta o 2º ano do Doutoramento em Sociologia na Universidade do Minho, e o tema da tese de investigação versa sobre as configurações jurídico-laborais do trabalho no Setor da Saúde, em Portugal.