Daniel Escorel é investigador, gestor e produtor cultural. Mestre em Desenvolvimento e Ação Cultural pela Universidade de Lille, em França, e licenciado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil, é atualmente doutorando em Estudos Culturais na Universidade do Minho com uma bolsa de investigação da FCT.
Atuou como estagiário no Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), junto à Direção para Ação Cultural e Língua Portuguesa (DACP). Trabalhou na produção de festivais internacionais de cinema como É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Entre 2017 e 2021 foi responsável de relações institucionais e internacionais da Associação Cultural Videobrasil, colaborando para a realização de residências artísticas e exposições internacionais, como a Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil e Anthropocene Project: Brazil x Korea 2019-2021, entre outras.
É diretor da editora multimédia independente Circulador, tendo lançado duas publicações: Redes Culturais na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) (2019) e Pandemia Cultural – O impacto da Covid-19 no setor cultural dos países de língua portuguesa (2020). É alumnus da Cultural Relations Platform, projeto da Comissão Europeia que conecta profissionais culturais em todo o mundo para diálogo, intercâmbio e cooperação e fornece expertise para a União Europeia (UE) no campo das relações culturais internacionais.