Gabriela Mesquita Borges é doutora em Criminologia (2023) pela Universidade do Porto, Portugal. A sua pesquisa explorou as dimensões individuais que permitem o acesso aos significados, construções intersubjetivas e perceções de mulheres refugiadas sobre as suas trajetórias de vida em três momentos e lugares (geográficos e simbólicos): no país de origem, durante a jornada de deslocamento; e no país de asilo, através da análise das condições de acolhimento e das práticas de integração existentes no sistema asilar português, numa perspetiva de género.
O seu trabalho é intrinsecamente interdisciplinar por natureza, abrangendo criminologia, vitimologia, estudos feministas, sociologia e direito. É fortemente extraído dos contextos do Oriente Médio, africano e europeu.
A suas publicações incluem capítulos de livros para as casas de imprensa Springer e IGI Global, bem como artigos publicados em revistas de alto impacto, como o The Journal of Qualitative Criminal Justice and Criminology. Ao longo da sua carreira, participou em vários projetos científicos internacionais e nacionais (e.g., Erasmus+, Conselho Europeu de Investigação (ERC), COST Action, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), e governo português), assumindo uma ampla gama de papéis. Vários dos seus trabalhos de pesquisa têm sido apresentados regularmente nas principais conferências nas áreas em que realiza pesquisas. O seu trabalho também levou a conexões produtivas com principais grupos de pesquisa no campo da Criminologia.
Em 2018, juntou-se à COST ACTION CA16111 – International Ethnic and Migrant Minorities’ Survey Data Network. Em 2023, foi convidada a integrar o Grupo de Trabalho para o Estudo do Desvio e Controle Social. Em 2018, Borges foi convidada a participar do Grupo de Trabalho da Sociedade Europeia de Criminologia sobre Metodologias e Epistemologias de Pesquisa Qualitativa e, em 2023, foi indicada para se tornar copresidente desse GT. De 2020 a 2023, foi docente convidada no Departamento de Direito da Universidade do Minho, lecionando aos níveis de licenciatura e mestrado em temas como criminologia, crimes sexuais, modelos prisionais e correcionais, desvio e prevenção do crime, segurança e policiamento, criminalidade sexual e métodos qualitativos. Em 2023, foi convidada a lecionar na Universidade Lusíada Norte, lecionando nos níveis de Licenciatura e Mestrado em temas como a vitimologia atual, criminologia clínica e Crime e discriminação de género.