Helena Antunes é doutoranda em Sociologia na Universidade do Minho. Encontra-se a desenvolver o projeto de tese no âmbito da temática do ensino superior, mais concretamente sobre as condições de trabalho e perspetivas de carreira dos académicos (professores e investigadores), sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Paula Marques.

É licenciada em Sociologia, com especialização em Políticas Sociais pela Universidade do Minho e mestre em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Atualmente exerce a função de docente no ensino superior politécnico. Durante 3 anos trabalhou em Timor-Leste na formação de professores de Sociologia, no âmbito de projetos de cooperação entre o Governo de Portugal e Timor-Leste.