Estudante do curso de Doutoramento em Comunicação pela Universidade do Minho, Mestre em Ciências da Comunicação – Estudos dos Media e do Jornalismo, pela Universidade Nova de Lisboa. Pós-graduação em Direito da Comunicação Social, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Licenciada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Brasil).
Consultora e gestora de projetos para diversas áreas, em especial para comunicação, cultura, cinema, desenvolvimento social e direitos humanos.
Autora dos livros: Seis dias de Maria, Anões na Terra dos Gigantes, Não é Fake! Comunicação é um direito humano, Não é Censura: Liberdade de Imprensa e Regulação da Comunicação, Histórias de Ana Maria: A Boneca Lali (e-book-infantil), A Irmandade do Caminho (romance) e Cartas ao Tejo (romance).
Prémios com 3 roteiros de documentários, 2 por direção e apresentação de programas de TV pelo Ministério da Cultura (Brasil) e um por roteiro de radio conto pela Cinemateca brasileira.
Experiência em produção de conteúdo para jornal, webrádio, tv e rádio. Escreveu como correspondente internacional.
Foi diretora de Radiodifusão no Governo do Distrito Federal, dirigiu a Rádio Cultura FM de Brasília. Integrou o grupo de trabalho da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), coordenou e supervisionou os roteiros de série de ficção para o projeto de interatividade dos testes da TV Digital brasileira.
Na área da comunicação como direito humano, foi membro fundador da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação, com participação popular, na Câmara dos Deputados (Brasil). Estudante do curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, Portugal. Desde 2016, participa como comentarista em programas de TV e Rádio em Portugal, sobre o Brasil.