Doutorada em Ciências da Comunicação pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2016) e investigadora auxiliar no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da mesma universidade.
Debruça-se sobre questões no âmbito das políticas da comunicação, regulação dos media, governação eletrónica e participação eletrónica para uma cidadania crítica e ativa.
Nos últimos cinco anos, dedicou-se ao governo digital e à monitorização e avaliação de diferentes dimensões ao abrigo do governo digital, com enfoque para o governo local, bem como à participação eletrónica e ao uso dos media digitais para a democracia digital.
Atualmente no CECS, é investigadora do projeto “Euromedia Ownership Monitor – EurOMo” e ambiciona conciliar os conhecimentos adquiridos na formação de base com a experiência como investigadora na United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance (UNU-EGOV). Em particular, o seu interesse é investigar sobre os media como plataforma para uma cidadania ativa e participativa e sobre participação eletrónica, considerando a tríade governo, cidadãos e media e dando destaque aos media digitais no contexto das inovações tecnológicas.
Mariana Lameiras é correspondente nacional e colabora com o Observatório Europeu do Audiovisual e com o Institute for Information Law (Universidade de Amesterdão), entidade associada do Observatório Europeu do Audiovisual (Conselho da Europa), através do desenvolvimento de estudos coletivos e da redação regular de artigos para a IRIS – Legal Observations of the European Audiovisual Observatory e para a base de dados Merlin. Integra a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) enquanto membro avaliador externo.