Martin Dale é docente dos cursos de licenciatura e mestrado de Ciências de Comunicação, da Universidade do Minho desde 2011, em unidades curriculares na área do Audiovisual e Multimédia.
Em paralelo com o serviço docente, é sócio-gerente das empresa de produção audiovisual, Formigueiro – Conteúdos Digitais Lda e Sombra Chinesa Unipessoal Lda, e jornalista da revista Variety.
Tem trabalhado como perito para a Comissão Europeia no programa Horizon 2020. Entre 1997 e 2000 trabalhou como assessor para o presidente do Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimédia e, em 2009, concluiu um estudo estratégico sobre a indústria cinematográfica portuguesa para o Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro.
Em 2020 concluiu o seu doutoramento em Ciências de Comunicação na Universidade do Minho com a tese intitulada “The Dream Machine: moving beyond the dichotomy between genre and auteur cinema”.
Tem uma licenciatura (1984) e mestrado (1991) em Economia, Politica e Filosofia (PPE) da Balliol College, Universidade de Oxford e entre 1985-87 foi um Thouron Scholar na Universidade da Pennsylvania onde prosseguiu estudos no mestrado em Comunicação da Annenberg School of Communications. Em 1991, foi Laureat de Académie Carat em Paris, um programa de investigação e ensino profissional.