Nobre Roque dos Santos é Professor de Psicolinguística e Práticas Pedagógicas no Departamento de Português, na Universidade Pedagógica (UP) de Maputo e foi Reitor da Universidade Zambeze.

Nasceu na cidade da Beira, é Doutorado em Linguística/Discurso pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Portugal), Mestrado em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil), Pós-Graduado em ensino do Português, Língua Estrangeira pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) e Licenciado em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica (Maputo – Moçambique). Foi docente do ensino primário, secundário, médio e desde 2000 que é docente universitário. Já lecionou várias disciplinas, destacando-se as seguintes: Língua Portuguesa, Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa, Psicolinguística, Práticas Pedagógicas, Desenvolvimento Curricular, Metodologias de Investigação Científica, Teorias de Ensino e Aprendizagem e Antropologia Linguística. Já orientou vários cursos de formação contínua de professores do ensino básico, secundário e universitário, em Moçambique. Fez a revisão linguística dos manuais do ensino básico, do Manual da Agricultura para a Formação dos Professores, do Manual da Pecuária para a Formação dos Professores, do Módulo de Formação em Língua Portuguesa – 1.º ciclo do Ensino Básico EP1e participou na elaboração dos atuais programas de português do Ensino Secundário Geral (8ª, 9ª 10ª 11ª e 12ª classes), em Moçambique.

É coautor dos Módulos de Língua Portuguesa I e II para os Institutos de Formação de Professores Primários de Moçambique; coautor do Manual de Didáctica do Português para a Escola Superior Aberta (ESA) da Universidade Politécnica e do Manual das Práticas Pedagógicas; é autor do livro A situação do português e o ensino de línguas em Moçambique e coautor do livro Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa. O autor tem participado em várias conferências e congressos nacionais e internacionais e publicado artigos em revistas internacionais sobre temáticas diversas.