Nuno Leite nasceu em Ovar em 1995. É bolseiro de investigação (FCT) no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), encontrando-se a desenvolver o plano de trabalho intitulado “Personalidades políticas negras e os média portugueses: uma análise ao período da XIV Legislatura (2019-2022)”.

Em 2016, licenciou-se em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho. Durante a licenciatura, foi um dos autores da reportagem multimédia “Entre Linhas”, tendo sido nomeado para os Prémios de Ciberjornalismo 2016, atribuídos pelo OBCIBER, na categoria de Ciberjornalismo Académico. Em 2021, concluiu o mestrado em Estudos Africanos, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Elaborou e defendeu a dissertação “A representação dos agentes desportivos africanos nos média”, que recebeu a classificação de 18 valores.

No Porto, foi também colaborador de secretariado no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), onde prestou serviços de apoio editorial de publicações, e foi convidado a dar duas aulas sobre metodologia de investigação a alunos do Mestrado em Estudos Africanos (Universidade do Porto) e do EIMAS (Mestrado em Estudos Africanos – Mestrado Europeu Multidisciplinar).

Fora do âmbito académico, trabalhou como jornalista no jornal O Jogo, tendo colaborado com outras publicações como Record, ZeroZero, ComUM ou Revista Reis. Apaixonado pelo basquetebol e pelo mundo do desporto, é ainda um dos criadores do podcast/projeto Às três na Oliveirinha.