Paula Campos Ribeiro é doutorada em Ciências da Comunicação na vertente da Comunicação Organizacional, pela Universidade do Minho (2016); frequentou o programa de doutoramento em Ciências da Comunicação e Informação na Universidade de Santiago de Compostela (1995), é pós-graduada e especializada em Desenvolvimento Económico e Social, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa (1993); e tem uma licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (1990).
Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Divisão de Filosofia, Comunicação e Informação, na Secção de Ciências da Comunicação, onde leciona no Mestrado e na Licenciatura de Jornalismo e Comunicação. E, também, Professora Associada Convidada – Atlântica – Instituto Universitário. Em 2018 passou pelo Instituto Superior de Comunicação Organizacional onde teve a oportunidade de desempenhar o cargo de subdiretora e lecionar nas licenciaturas e mestrado de comunicação empresarial.
Enquanto investigadora, participou no projeto Erasmus+ de International Technical Higher Education Network e na parceria Bosch/Universidade do Minho, no programa Factory of Future.
Tem investigado na área da Comunicação Organizacional e Estratégica, na Comunicação de Inovação, na Comunicação interorganizacional entre a academia e as empresas, entre outros temas.
Iniciou a carreira académica como assistente no Instituto Erasmus de Ensino Superior e no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (1991-1993). Em seguida, foi assistente contratada da Universidade Fernando Pessoa (1993-1999), sendo regente de várias disciplinas na área da Comunicação Estratégica, Organizacional e Marketing. E, em 2012, foi convidada para lecionar na Universidade do Minho a cadeira de Comunicação Organizacional, do Mestrado de Sociologia.
Co-fundou a agência de comunicação Torre de Babel – Comunicação e Imagem Empresarial, em 1992, onde desenvolveu a atividade de consultoria técnica. Posteriormente, prestou serviços de comunicação às empresas enquanto profissional independente.