Maria Paula de Vilhena Mascarenhas é professora auxiliar no Departamento de Sociologia da Universidade do Minho. Obteve o diploma de Licence em Sociologie, mention Anthropologie Sociale et Sociologie Comparée, na Universidade Paris V – Sorbonne em 1980, especialização em Sociologia da Literatura e Etnobotânica e Etnozoologia, com duas dissertações intituladas Le Roman du Renard e Le Lynx et l’ Homme.

Obteve ainda o Certificado C3 de Maîtrise en Mathématiques des Sciences de l’ Homme, em 1982. O diploma de Maîtrise em Sociologie, Mention Anthropologie Sociale et Sociologie Comparée, especialização em Sociologia da Arte, tendo defendido a dissertação de Maîtrise, subordinada ao título Les discours pédagogique de Jean Baptiste De Lasalle-Règle et savoir: une analyse de la conduite, na Universidade, Paris V, em 1983, tendo sido aprovada por unanimidade.

Foi membro do conselho de redação da revista Atalaia entre 1994 e 1999. É membro do conselho de redação da revista Configurações. Co-fundadora e foi membro do Conselho de Administração das seguintes agências: Agência Municipal Cascais Natura, Agência Municipal Cascais Energia e Agência Municipal Cascais Atlântico. É Presidente da Organização Não-Governamental de Ambiente, Grupo Ecológico de Cascais desde 2001, tendo desenvolvido projectos locais nas áreas da Ecologia e da Educação Ambiental.

É membro do Movimento Cívico em Defesa do Parque Natural de Sintra-Cascais. Recebeu a Medalha Municipal de Defesa da Natureza e do Meio Ambiente em 2004 entre outras condecorações em defesa do Ambiente.