Ricardo Nogueira Martins é licenciado em Geografia e Planeamento, mestre em Geografia – Planeamento e Gestão do Território e pós-graduado em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial pela UMinho, com um master em Gestão Estratégica da Inovação pela TECMINHO-UMinho.No decorrer do seu percurso académico realizou um período de estudos em Espanha, na Universidade das Ilhas Baleares, onde trabalhou como bolseiro de investigação.
Atuou como consultor em avaliação de impacte ambiental e foi investigador, equiparado a técnico superior, no Laboratório da Paisagem em Guimarães.
Os seus interesses profissionais e de investigação são as Políticas Comunitárias e as Relações Internacionais, a Diplomacia Ambiental, as Estratégias de Desenvolvimento Territorial e a Proteção Ambiental, as Políticas Públicas de Ambiente, o Desenvolvimento Local e Rural, o Ordenamento e o Planeamento do Território, as Soluções Baseadas na Natureza, a Cooperação territorial, a Coesão Territorial, a Política urbana, a Gestão, Conservação e Promoção de Áreas Protegidas e o Turismo Sustentável e Regenerativo.
É Young Professional Regional Focal Point (Europe) na Comissão Mundial de Áreas Protegidas (WCPA) da IUCN, membro do Comité Científico do Geoparque Quarta Colônia UNESCO, e qualificado em AIA – Avaliação de Impacte Ambiental como perito competente em Território e Solo pela QPAIA.
Atualmente é Chefe de Serviço da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior no Município de Lousada.