Professora Associada com Agregação do Instituto de Ciências Sociais, doutorou-se em Ciências da Comunicação (Psicossociologia da Comunicação), em 2003. Ensina nas áreas da Psicologia Social e Comunicação Intercultural.
Foi coordenadora e investigadora principal de diversos projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Comissão Europeia. Foi vice-chair da rede COST “Social psychological dynamics of historical representations in the enlarged European Union” (2012-2016). Atualmente é Investigadora Principal do projeto “Migrações, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos” / “Migrations, media and activisms in Portuguese language: decolonising mediascapes and imagining alternative futures” PTDC/COM-CSS/3121/2021. Tem desenvolvido investigação de natureza interdisciplinar sobre representações sociais, comunicação intercultural, migrações, discriminação social, diversidade e mudança social.
Entre as suas obras destaca-se Preto e Branco: A Naturalização da Discriminação Racial (2017, 2ª edição), Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios (com Luís Cunha, 2017, 2ª edição), (In)visibilidades: Imagem e Racismo (com Ana Cristina Pereira e Michelle Sales, 2020) e Abrir os gomos do tempo. Conversas sobre cinema em Moçambique (com Ana Cristina Pereira, 2022).
Participou na fundação da Sopcom (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação) e é sócia da IAMCR (International Association for Media and Communication Research) e da ECREA (European Communication Research and Education Association), assim como de diversas associações nacionais e internacionais nas áreas da psicologia, sociologia, estudos culturais e ciências da educação. Fez parte da equipa que fundou o Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade, que coordena desde a sua fundação, e participou na fundação do Grupo de Trabalho em Comunicação Intercultural da Sopcom, tendo exercido as funções de coordenadora-adjunta.