É professora Titular da Faculdade de Educação da USP (FE-USP), onde leciona Psicologia da Educação nos cursos de Graduação e de Pós-graduação (desde 1998). É pedagoga (PUC-SP), Mestre em História e Filosofia da Educação (FEUSP), Doutora em Psicologia da Educação (FEUSP), pós doutora pela Universidad Autónoma de Madrid (2007-2008, CAPES/CNPQ) e pela Sorbonne Université Paris Descartes (2015-2016, BPE – FAPESP). É Livre Docente (2012) e professora Titular (2019) pela FEUSP.
Realizou visitas e estágios de pesquisa em diversas universidades, a saber: Universidade de Lisboa, PT (2007); Universitat de Barcelona (2007), ES; University of Califórnia, EUA (2008); Université Lille 3, FR (2011); DIE/CINVESTAV, México (2014); CERLIS, FR (2015); École de Hautes Etudes en Sciences Sociales, FR (2015); College de France, FR (2015); CNRS, FR (2015); Facultad de Pedagogía da Universidad de Colima, México (2018), Universidade Nova de Lisboa, PT (2023); Instituto Nacional de Antropologia e História, México (2024) e DIE/ CINVESTAV, México (2024).
No Programa de Pós-Graduação em Educação integra a área Psicologia, Linguagem e Educação e a área Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças, na linha de pesquisa: Estudos da Infância. É líder do Grupo de Pesquisa: Temas da Educação Contemporânea e a Perspectiva Histórico-Cultural. Atualmente, a convite da professora Sara Pereira, do CECS do ICS da UMinho, está realizando um estágio de pesquisa de 6 meses e desenvolvendo a pesquisa: Infância, subjetividade e cultura midiática: parâmetros para a produção de conteúdos audiovisuais de qualidade, com o apoio da FAPESP, BPE (processo: 2024/11976-3).