Teresa Ruão é professora associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e Diretora-Adjunta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Foi Vice-Presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho de 2010 a 2019 e Presidente do seu Conselho Pedagógico de 2012 a 2019.

Tem uma tese de doutoramento em Ciências da Comunicação (2008), realizada na Universidade do Minho, e investiga em Comunicação Organizacional e Estratégica. É membro da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom), foi membro da direção do seu Grupo de Trabalho de Comunicação Organizacional durante 10 anos e coordenadora do GT de 2015 a 2017. É também membro da ECREA – European Communication Research and Education Association, IAMCR – International Association for Media and Communication Research, e revisora regular da ICA – International Communication Association.

Trabalha como avaliadora especializada para a Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e para a Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT). Como investigadora, tem sido membro de vários projetos de investigação em Comunicação na Saúde, tais como: Doença em Notícia (2011-13; FCT), HeaRT – Health Report Training Project (2012-13; EC), ou Comunicação Estratégica para o Plano Nacional de Saúde Português (2020-2021; DGS). Tem coordenado as equipas de Ciências da Comunicação em outros projetos de relação com a indústria, como o igMIP – Integrated and Global Management of Industrialization Projects (2016-18), TMIP – Team Management in Industrialization Projects (2018-2021) e Social Applications for 2 Wheelers (2018-2021); ambos do Consórcio Bosch-UMinho (com financiamento COMPETE). Também investiga em Comunicação da Inovação no DTx – Digital Transformation CoLab (financiamento da UE). É ainda membro do projeto europeu “Lobby e Comunicação na União Europeia”, liderado pela Universidade de Málaga e financiado pelo Ministério da Educação e Ciência do Governo de Espanha (2021- 2023). Publicou numerosos livros, artigos, relatórios científicos e foi oradora em várias conferências nacionais e internacionais.