Tiago Vieira da Silva é licenciado em Cinema e Audiovisual pela Escola Superior Artística do Porto e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, com a tese “O debate da identidade nacional desde a revolução de abril até ao presente, através do cinema português”.
Docente no curso do Cinema e Audiovisual, na Escola Superior Artística do Porto, é gestor de conteúdos do Museu Virtual da Lusofonia, atual Unidade Cultural da Universidade do Minho, tendo integrado o projeto internacional “Memories, Cultures and Identities: How the past weights on the present day intercultural relations between Mozambique and Portugal” (FCT/Aga Khan, 2018-2022) e o projeto nacional “Mapeamento e Sentidos Críticos do Arquivo Fotográfico da Empresa Companhia de Diamantes de Angola (Diamang)” (2020).
Integra presentemente o projeto “MigraMediaActs: Migracões, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos” (PTDC/COM-CSS/3121/2021). Investigador no Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA/ESAP) e no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS/UMINHO). Tem investigado e publicado sobre cinema (nomeadamente o cinema português) e a sua relação com as identidades e a memória.