Investigadora do CECS premiada pelo programa IACOBUS

Elsa Costa e Silva, investigadora do CECS, acaba de ser premiada pela coautoria do artigo Public broadcasting service under austerity: Cross-comparison between Portugal and Spain, no âmbito do programa IACOBUS de publicações científicas.

Este programa premeia publicações em revistas de qualidade que envolvam pelo menos dois autores de Portugal e Galiza. Elsa Costa e Silva e María-Jesús Díaz-González são as autoras do artigo publicado na International Communication Gazette, em abril de 2020.

No artigo, as investigadoras procuram identificar e compreender as mudanças produzidas nos meios de comunicação públicos portugueses e espanhóis durante a era da austeridade (após a crise financeira de 2007/2008), analisando as medidas de política implementadas, bem como o desempenho económico e de avaliação de ambas as emissoras de serviço público. O objetivo foi avaliar se fatores externos (como a assistência externa) originaram efeitos semelhantes nos dois países. Os resultados mostram que, apesar dos diferentes modelos de financiamento e governança adotados, ambos os serviços públicos foram fortemente impactados em termos de receitas e classificações e que o período de austeridade proporcionou o contexto para a configuração de uma visão ideológica neoliberal. Ambos os serviços públicos perderam legitimidade e seu papel cultural e político foi prejudicado por uma discussão baseada apenas em fatores económicos.

[Publicado: 30-03-2021]