A RTP Porto fez 60 anos no passado dia 20 de outubro. No âmbito das comemorações do aniversário, foi apresentado no dia 23, o livro “RTP. 60 anos no Porto”, da autoria de sete investigadores do CECS.
Manuel Pinto, Joaquim Fidalgo, Joana Fillol, Felisbela Lopes, Madalena Oliveira, Sara Pereira e Luís António Santos são os autores da obra que explora as seis décadas de vida da RTP no Porto e várias das suas dimensões, como a Informação, a Programação, os programas Infantojuvenis ou a Telescola.
“É uma homenagem de valor aos nossos colegas que deram um esforço enorme e também uma forma de olharmos para o passado e compreendermos o futuro”, declarou Isabel Correia, diretora do Centro de Produção do Norte, em entrevista à RTP.
O livro em causa surge de um projeto entre o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e a RTP, cujos objetivos passaram por resgatar a memória do Centro de Produção do Norte desde o seu surgimento; produzir um estudo que permitiu construir uma perspetiva histórica da RTP; identificar e ouvir atores relevantes da história da RTP-Porto, constituir uma cronologia dos principais momentos e eventos; assim como identificar e auscultar algumas personalidades externas à RTP.