Investigadores do CECS dirigem quatro GT’s da SOPCOM

Vários investigadores do CECS vão continuar a dirigir Grupos de Trabalho (GT) da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). Das eleições para os diversos GT’s, realizadas no quadro do X Congresso da associação, que decorreu de 27 a 29 de novembro, em Viseu, quatro investigadores foram eleitos para a coordenação de grupos de trabalho, tendo outros dois assumido responsabilidades de coordenadores adjuntos. Maria da Luz Correia (Universidade dos Açores/CECS), vai coordenar o GT de Cultura Visual; Elsa Costa e Silva, o GT de Economia e Políticas de Comunicação; Silvana Mota-Ribeiro, o GT de Género e Sexualidades; e Helena Pires, o GT de Publicidade. Serão coordenadores-adjuntos Ana Oliveira (GT de Jovens Investigadores) e Fábio Ribeiro (GT de Rádio e Meios Sonoros).

A Direção da Sopcom foi reeleita em Assembleia Geral, realizada no dia  27 de novembro, no Instituto Politécnico de Viseu. Presidida por Joaquim Paulo Serra, conta com Madalena Oliveira (CECS) e José Gomes Pinto como vice-presidentes, Gisela Gonçalves como secretária-geral, Nuno Moutinho como tesoureiro, e Carlos Camponês e Filipa Subtil como vogais. Tito Cardoso e Cunha mantém-se como presidente da Assembleia-Geral e Jorge Pedro Sousa do Conselho Fiscal.

O X Congresso da SOPCOM celebrou os 20 anos da fundação da associação dos investigadores portugueses da área de Ciências da Comunicação, tendo como fio condutor o tema “Ciências da Comunicação: Vinte anos de investigação em Portugal”, em que se propôs a reflexão nos diferentes domínios da comunicação, contando para o efeito com a presença de três centenas de participantes.

Uma das primeiras ações do Congresso foi homenagear o Professor Paquete de Oliveira, que foi presidente da SOPCOM e pertenceu à Comissão Externa de Acompanhamento Científico do CECS, tendo morrido em junho de 2016. Durante o congresso foram atribuídos os prémios relativos ao ao Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento em Universidades Portuguesas. Francine Oliveira, investigadora do CECS, foi galardoada com uma menção honrosa pela sua tese de doutoramento intitulada “Perspetivas sobre a diversidade cultural: Vivências, discursos e representações da interculturalidade”.

As duas conferências principais da SOPCOM levaram até Viseu Sonia Livingstone, professora do Departamento de Media e Comunicação da London School of Economics and Political Science, e Nico Carpentier, professor de Media e Estudos de Comunicação no Departamento de Média e Informática da Universidade de Upsala.

Os investigadores do CECS participaram no X Congresso da SOPCOM’2017 com mais de uma vintena de comunicações. Para além disso, nos trabalhos do congresso, na homenagem ao Professor Paquete de Oliveira, fizeram parte do painel de intervenções os investigadores Aníbal Alves e Moisés de Lemos Martins; integrando a Mesa Redonda “Internacionalizar a investigação portuguesa”, a investigadora Helena Sousa. Vários investigadores do CECS asseguraram a moderação de mesas nas sessões paralelas: Teresa Ruão , Madalena Oliveira, Sara Pereira, Elsa Costa e Silva, Joaquim Fidalgo, Silvana Mota Ribeiro, Helena Pires, Maria da Luz Correia e Inês Amaral (Informação completa, aqui).

Durante o congresso foi apresentado o livro “Vozes Plurais. A comunicação das organizações da sociedade civil”, organizada por Sónia Lamy e Carla Cerqueira (CECS), importante contribuição pela sua atualidade e pertinência temática, com enfoque nas áreas das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional e que conta com colaboração de investigadores do CECS.

O próximo congresso da SOPCOM vai realizar-se na Madeira, em 2019.

 

Texto e foto: Vítor de Sousa