“As narrativas da História e a pós-colonialidade. Mitos, conceitos e problemáticas” é o título genérico de duas ações de formação de curta duração (ACD), que vão ser ministradas por investigadores do CECS a professores de História e de Português dos 2º e 3º ciclos (básico e unificado), no Centro de Formação da Associação de Escolas Braga-Sul. As ACD estão agendadas para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, entre as 18h00 e as 21h00, na Escola Secundária D. Maria II, em Braga.
A primeira ACD versará sobre “Colonialismo vs Pós-colonialismo” e “Representações sociais do colonialismo: os manuais de História e o cinema”; a segunda, tratará as temáticas “Luso-tropicalismo vs Comunicação Estratégica”; e “‘Portugalidade’ vs Lusofonias”. Os formadores destas ações são os investigadores Isabel Macedo, Pedro Rodrigues Costa, Sheila Khan e Vítor de Sousa.
Esta iniciativa decorre de um projeto desenvolvido pelo CECS, cocoordenado por Pedro Rodrigues Costa e Vítor de Sousa, intitulado “Seminários Rotativos em Escolas Secundárias – Ano letivo 2019/2020”. O objetivo é desconstruir questões associadas às problemáticas do colonialismo e do pós-colonialismo e inscreve-se no Museu Virtual da Lusofonia, enquanto possibilidade intercultural. A equipa do projeto é constituída, além dos coordenadores, por Ana Macedo, Edson Capoano, Fernando Lopes, Isabel Macedo, Rosa Cabecinhas e Sheila Khan.
Esta formação resulta de uma proposta efetuada junto dos centros de formação para professores do norte do país, em julho de 2019.