Investigadores do CECS ministraram formação sobre pós-colonialidade a professores de História

“As narrativas da História e a pós-colonialidade. Mitos, conceitos e problemáticas” foi o título genérico de duas ações formação de curta duração (ACD), ministradas por investigadores do CECS a professores de História dos 2º e 3º ciclos (básico e unificado), no Centro de Formação de Professores do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda. As ações tiveram lugar nos dias 9 e 10 de outubro, entre as 17h30 e as 20h30, no Centro de Formação de Professores da Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães.

A primeira ACD versou sobre “Luso-tropicalismo vs Comunicação Estratégica”, “Políticas do Silêncio: Os Manuais Escolares” e “‘Portugalidade’ vs Lusofonias”. No último dia, a formação foi sobre “Colonialismo vs Pós-colonialismo”, “Representações sociais do colonialismo: os manuais de História e o cinema” e “O Museu Virtual da Lusofonia enquanto possibilidade intercultural”. Ambas as formações resultam de uma proposta efetuada junto dos centros de formação para professores do norte do país, em julho passado, estando para breve a realização de novas ações.

Os formadores destas ações foram os investigadores do CECS, Isabel Macedo, Pedro Rodrigues Costa e Vítor de Sousa, sendo a iniciativa um produto de um projeto desenvolvido pelo CECS, cocoordenado por Pedro Rodrigues Costa e Vítor de Sousa, intitulado “Seminários Rotativos em Escolas Secundárias – Ano letivo 2019/2020”. O objetivo deste projeto é desconstruir questões associadas às problemáticas do colonialismo e do pós-colonialismo. Os manuais escolares portugueses de História omitem temáticas e induzem a vários equívocos. Importa, pois, refletir criticamente sobre o seu panorama atual junto dos seus professores. A equipa do projeto é constituída, para além dos coordenadores, por Ana Macedo, Edson Capoano, Isabel Macedo, Fernando Lopes, Rosa Cabecinhas e Sheila Khan.

Todas estas formações inscrevem-se no Museu Virtual da Lusofonia, enquanto possibilidade intercultural. Para além disso, pretende-se incentivar à relação e à dinâmica entre o CECS e as comunidades envolventes, nomeadamente as escolares; divulgar e promover o Museu Virtual da Lusofonia; e divulgar, promover e comunicar as produções científicas do CECS.

As formações foram financiadas pelo Programa Operacional do Capital Humano (Programa Operacional do Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu).

[Publicado: 15-10-2019]