A Transmedia Literacy International Conference realizou-se entre os dias 22 e 24 de março, em Barcelona, assinalando o fim do projeto europeu Transmedia Literacy. O CECS participou na conferência com a presença de cinco investigadores: Sara Pereira, Pedro Moura, Joana Fillol, Inês Amaral e Patrícia Silveira.
No segundo dia de congresso, Sara Pereira, Pedro Moura e Joana Fillol apresentaram a comunicação “The informal meets the formal: Portuguese outcomes of the Transliteracy research project”, dando conta de um desfasamento entre a escola e as estratégias de aprendizagem informal adotadas pelos jovens.
O grupo de investigadores do CECS teve participação ativa no lançamento do livro “Teens, media and collaborative cultures: exploiting teens’ transmedia skills in the classroom”, editado por Carlos Alberto Scolari. Sara Pereira e Pedro Moura foram autores do capítulo sobre as competências de produção.
A participação do CECS passou ainda pela presença das investigadoras Inês Amaral e Patrícia Silveira enquanto dinamizadoras de um workshop sobre literacia digital e violência de género na Internet.
A Transmedia Literacy International Conference ficou ainda marcada pela publicação do White Paper, que procura sistematizar para um público mais abrangente as conclusões do projecto.