Ivone de Lourdes Oliveira é professora na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no Brasil. Esteve quatro meses no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) na qualidade de investigadora visitante, período que caracterizou como “uma experiência rica” e “uma complementação do percurso académico”.
Para a investigadora de Comunicação Organizacional, o CECS tem levantado “uma questão muito importante: uma ampliação do conceito de pesquisa”. Ivone de Lourdes Oliveira diz estar impressionada com “essa relação da universidade com a cidade, com a sociedade”. “A universidade, ela está presente na cidade e isso é fundamental para essa articulação entre a academia e a sociedade”, reforça a professora de Minas Gerais. Para a investigadora, a experiência no CECS resultou num incentivo: “pelo menos na minha cabeça, eu tenho dois projetos, pensando nessa devolução para a sociedade (…) ouvir as pessoas, trazer as pessoas para dentro da universidade. Eu acho que aqui tem isso”.
Durante a sua estadia, Ivone de Lourdes Oliveira foi palestrante no Encontro de Investigadores de Comunicação Organizacional e Estratégica e na Conferência doutoral sobre Comunicação Organizacional.
Estabelecendo uma comparação entre a realidade brasileira e a realidade portuguesa, Ivone de Lourdes Oliveira acredita que “no Brasil, a universidade está muito separada das grandes cidades”. Defende ainda que “aqui há uma ligação teórica e uma busca de fundamentação em autores ingleses. Nós, no Brasil, somos muito mais ligados aos franceses e aos latino-americanos”, por isso, “é diferente o enfoque dos processos que são desenvolvidos”. “Agora é o momento de a gente fazer essa articulação entre o que se produz no Brasil e o que produz Portugal. Acho que vai ser um diálogo muito interessante, porque é um diálogo de perspectivas teóricas que se complementam”, acrescenta a professora.
Atualmente, Ivone de Lourdes Oliveira leciona a disciplina “Processos Interacionais nos Contextos Organizacionais”, no mestrado de Comunicação Social da PUC. Desenvolveu o seu pós-doutoramento pela Université de Toulouse (2013) e doutorou-se em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).