Terá lugar, entre os dias 20 e 25 de novembro, o IX CILB: Colóquios Internacionais Luso-Brasileiros. O encontro tem como objetivo promover uma reflexão sobre estas questões numa perspetiva global.
A dialética inextrincável entre Guerra & Paz, “expressões correlativas” (Proudhon), no plano existencial e conceptual, justifica a sua consagração em títulos incontornáveis, como é o caso, p. ex., das obras de Pierre-Joseph Proudhon (1861) e Tolstoi (1867).
Inscritas na história da Humanidade, ritmam-lhe a vida e a morte, os tratados e as conspirações, os mitos e os projetos, os sonhos e os pesadelos, as utopias e as distopias, numa oscilação incontida pelos ‘universais’ (p. ex., os Direitos Humanos) concebidos para a nortear.
As fronteiras entre elas são difusas e metamórficas, correspondendo às suas variações e ao modo como convivem e se inscrevem uma na outra: no terreno, na política, na economia, na informação, no ciberespaço…
Num mundo globalizado e em crise, entre cenarizações da guerra e da paz, tragédia e comentário, que lugar para a Humanidade, que espaço para a Humanismo? Que teorias as perfilam? Que modalidades as exprimem? Como se manifestam nas Artes e nas Letras?
Mais informações, aqui.