John Downey, investigador britânico, foi o convidado do último Seminário Doutoral de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais do ano letivo 2018/2019.
Com uma palestra intitulada “Populism in and by the media during the 2016 EU Referendum campaign in the UK”, o investigador do Centre for Research in Communication and Culture, no Reino Unido, apresentou os resultados da sua investigação sobre a mediatização dos discursos populistas na política, a partir da análise dos média britânicos no período do Brexit.
Neste estudo, John Downey aplicou o trabalho da Escola de Frankfurt ao estudo dos média e da comunicação, procurando perceber como um projeto de poder populista nasce e como é construído nos média, nomeadamente através de recursos discursivos.
O debate, que se centrou no caso do Reino Unido, espalhou-se para os Estados Unidos da América, de Trump, e para o Brasil, de Bolsonaro.
John Downey é diretor do Centre for Research in Communication and Culture, em Loughborough, Reino Unido, e é diretor do ESRC Midlands Graduate School Doctoral Training Partnership.