Realizaram-se nos dias 29 e 30 de junho, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, as Jornadas do 2CN-CLab, que foram subordinadas ao tema “Património cultural”. Organizadas pelo CECS, no âmbito do projeto de investigação de pós-doutoramento de Manuel Gama, intitulado “Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e iberoamericano”, que está a ser desenvolvido, com o apoio da FCT (SFRH/BPD/101985/2014), no CECS-UMinho (Portugal), na FCC-USC (Espanha) e na ECA-USP (Brasil), foram copromovidas pela Direção Regional de Cultura do Centro.
No primeiro das jornadas Paulo Trincão (Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra), foi o keynote speaker, proferindo uma conferência sobre “Redes de cooperação cultural”. A primeira mesa-redonda, dedicada às “Experiências de trabalho em rede no setor cultural”, participaram Emília Santos (Orquestra Clássica do Centro), Luís Fernandes (D’Orfeu Associação Cultural), Eduardo Correia (Teatro Regional da Serra de Montemuro) e Luís Costa (BInaural Associação Cultural de Nodar). A segunda mesa-redonda, sobre “Experiências de trabalho em rede no setor cultural”, contou com a participação de Cláudia Pato de Carvalho (O Teatrão), Paula Garcia (Centro de Artes do Espetáculo de Viseu – Teatro Viriato), Filipe Faria (Arte das Musas) e Miguel Torres (ACERT, Associação Cultural e Recreativa de Tondela).
Cultural Cooperation Networks – Creative Laboratory (2CN-CLAB) está a ser promovido desde janeiro de 2016, no âmbito do projeto “Redes de cooperação cultural transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano” que está a ser desenvolvido com o apoio da FCT, em Portugal, Espanha e Brasil.
O 2CN-CLAB visa promover a discussão crítica e construtiva sobre as redes de cooperação cultural e, desta forma, sensibilizar e potenciar a capacitação dos envolvidos para a participação em organizações desta natureza.
As jornadas 2CN-CLAB “Cultura, Cooperação e Redes”, que têm a duração de dois dias em cada um dos territórios aderentes, começaram a ser dinamizadas no primeiro semestre de 2017 em Portugal, para, a partir do segundo semestre de 2017, se alargarem a Espanha e a alguns países da CPLP e da OEI.
As jornadas 2CN-CLAB visam contribuir para uma análise SWOT do estado das redes de cooperação cultural; sensibilizar os envolvidos para a participação em redes de cooperação cultural; convocar os destinatários para participarem ativamente no processo de reflexão e diálogo sobre as redes de cooperação cultural; apresentar e discutir experiências, no território e a partir do território, de trabalho em rede no setor cultural; promover o diálogo entre os agentes do setor cultural; debater o futuro das redes culturais.
O próximo encontro vai ser em Évora, nos dias 13 e 14, contará com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Évora e será subordinado ao tema “Mediação cultural”.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, devendo ser realizadas através do formulário online, disponível aqui
Toda a informação: https://2cnclab.wordpress.com/