A aferição do cumprimento e da prestação de contas dos compromissos editoriais assumidos pelos meios de comunicação esteve em debate no Seminário Permanente de Educação para os Média. Josenildo Guerra, professor na Universidade Federal de Sergipe que se encontra a realizar um estágio pós-doutoral na UMinho/CECS, foi o dinamizador da sessão.
O software Q-Avalia e o modelo desenvolvidos por Josenildo Guerra deram o mote à discussão. O investigador procurou avaliar sistematicamente os esforços visíveis de prestação de contas por parte de 12 órgãos de informação portugueses e brasileiros. Estes esforços estavam relacionados com a capacidade de os média avaliados mostrarem publicamente que cumprem aquilo que se propõem fazer nos seus projetos editoriais. A avaliação procura ser “uma intervenção cientificamente orientada na actividade jornalística”, de acordo com Josenildo Guerra, bem como um contributo para o fomento da literacia mediática. “O objetivo da avaliação é promover a discussão”, referiu o investigador, para quem o questionamento dos próprios critérios de avaliação por parte dos públicos é um contributo relevante para o fomento da reflexão sobre os média.
Josenildo Guerra realiza o estágio pós-doutoral na Universidade do Minho sob supervisão de Manuel Pinto, investigador do CECS.