Na próxima semana, o Instituto de Ciências Sociais celebra, por proposta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e do Departamento de Ciências da Comunicação, a Jubilação do Professor Doutor Moisés de Lemos Martins. Assinalando a sua aposentação por limite de idade, esta cerimónia representa um momento muito especial de reconhecimento público. É, como sugere a palavra jubilação, um ato de grande alegria e contentamento, que exprime a consumação de um percurso na universidade pública e presta homenagem às realizações singulares de quem se distinguiu no exercício de funções de magistério e liderança científica.
Com extraordinária capacidade de mobilização, o Professor Moisés de Lemos Martins foi o principal promotor do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Dirigiu a unidade durante quase 20 anos, tendo sido o mentor de muitos dos projetos – de ensino, de investigação e de publicação – que fizeram deste centro um núcleo de excelência. Figura ímpar da nossa comunidade científica, foi também, ao longo da vida académica, diretor de associações científicas – como a Sopcom, a Lusocom e a Confibercom –, assumindo com notável sentido de compromisso inúmeros cargos de gestão na governação da universidade. Conhecedor profundo da estrutura de ensino superior e da administração de ciência, tem sido também um incansável interveniente público em matéria de política científica.
O Professor Moisés de Lemos Martins tem marcado, de forma excecional, o trajeto pessoal e profissional de muitos estudantes, docentes e investigadores. Pela espessura do seu pensamento crítico, pelo sentido humanista dos seus gestos e pela visão estratégica com que tem inspirado os que o acompanham, é hoje uma referência maior das Ciências Sociais, da Cultura, das Humanidades e das Ciências da Comunicação em Portugal.
No dia 6 de março, próxima segunda-feira, profere a Lição de Jubilação que intitulou “Os temas da minha vida académica – ensaiando sempre um qualquer fragmento de biografia”. A cerimónia, que se realiza no Auditório B1 do Complexo Pedagógico 2 (campus de Gualtar), a partir das 16h00, contará ainda com as intervenções de Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho, Paula Remoaldo, Presidente do Instituto de Ciências Sociais, Felisbela Lopes, em representação do Departamento de Ciências da Comunicação e do CECS, e Jean Martin Rabot, Professor do Departamento de Sociologia, que fará a apresentação do Professor Moisés de Lemos Martins.
A cerimónia será transmitida online.