O projeto artístico da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, Trajetos Comunicantes, iniciou no passado dia 24 de março a sua programação oficial, que se estende até novembro deste ano. Esta é uma iniciativa que conta com a parceria do CECS e do grupo de investigação Audire, sendo o outro parceiro principal a Empresa de Transportes Públicos de Braga (TUB), que disponibilizou um total de 12 viaturas para as ações previstas no programa.
O Trajetos Comunicantes é um projeto artístico que elege a escuta como prática sensorial potenciadora de reflexão e experimentação. A proposta desenvolve- se a partir de conceitos como mobilidade, paisagem, território, comunidade e espaço público, explorando as temáticas presentes no nosso quotidiano enquanto passageiros e observadores das transformações no tecido da cidade e da periferia, prestando especial atenção às comunidades que fazem parte neste universo.
As primeiras propostas do ano incluem trabalhos do coletivo de arte radiofónica Mobile Radio (Reino Unido), da dupla de música experimental brasileira Guache e de estudantes de Comunicação da Universidade do Minho, além de mais de 80 peças sonoras provenientes de todo o mundo, que resultam de uma chamada de trabalhos internacional organizada pelo Audire. Durante o mês de abril, entrarão ainda nesta mostra outros trabalhos, criados por crianças do ensino básico, no âmbito de uma oficina dinamizada pela Binaural Nodar. Em maio, a Rádio Universitária do Minho entra a bordo para uma emissão sobre rodas. Estão ainda previstas, em julho duas parcerias em jeito de extensão, uma delas à Bienal Encontrarte Amares, com uma performance dos Guache. O programa termina, em novembro, com a publicação de ensaios escritos também provenientes da chamada de trabalhos internacional.
Até ao dia 28 de setembro, está em andamento- literalmente- a instalação sonora que conta com cerca de 150 peças áudio, que vão da arte radiofónica ao documentário, passando pela música convencional e experimental, passeios e paisages sonoras. Esta mostra sonora está presente em duas viaturas, sendo também possível aceder aos mesmos conteúdos na plataforma criada para o efeito pelo projeto trajetos Comunicantes.
Mais informações no site da Braga 25