Livro sobre Políticas de Ciência e da Língua apresentado no Festival Utopia

O livro Políticas de Ciência e da Língua, Publicação Científica e Rankings Académicos, de Moisés de Lemos Martins e Helena Pires, será apresentado no Festival Utopia, em Braga. A sessão decorre no dia 4 de novembro, pelas 17h00, na Galeria do Paço e conta com a presença de Helena Machado e Paulo Serra.

O campo científico conheceu um desenvolvimento exponencial no último meio século. Em Portugal, foi sobretudo nas últimas duas décadas que se registou a intensificação das atividades de investigação em todas as áreas. Não obstante o aumento significativo de resultados, as políticas para a ciência suscitam hoje inquietações, que sugerem uma reflexão profunda sobre as opções estratégicas das instituições de decisão e gestão. Hoje, são desafios que exigem discussão pública a insuficiência do financiamento, os padrões de qualidade e a sobrevalorização de métricas, assim como os sistemas de avaliação e os rankings, da mesma forma que a hegemonia do inglês como língua de produção de conhecimento e do modelo empírico por oposição à teoria e ao pensamento crítico, e ainda os horizontes de carreira do investigador. Políticas de Ciência e da Língua, Publicação Científica e Rankings Académicos reúne contributos de um debate, que ocorreu em 2021, ano do 20.º aniversário do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, que procurou identificar e problematizar estas questões. É, por isso, um convite a uma leitura desassossegada e interpelativa sobre os (des)caminhos da ciência.

O Festival Literário Utopia tem no centro a melhor das invenções, presente em todas as artes, ramos científicos e do saber. O livro, um objeto simples cujas características técnicas pouco se alteraram nas últimas centenas de anos, é um instrumento de compreensão do mundo e é, ainda hoje — numa época de aceleração — o maior transmissor de capital cultural perene.

Ao longo de 11 dias, Braga é centro, reservatório e motor propulsor do que melhor o livro tem para dar. Albergando todas as culturas e manifestações, respeitando e estimulando a diversidade, será a porta de entrada para o encontro de todos aqueles que se encontram e manifestam no livro. É um evento de grande potencial mediático com mais de 100 convidados que, convocando as forças vivas da cidade — universidades, bibliotecas, livrarias, agentes culturais — contará com autores de primeira linha e será replicável internacionalmente.

[Publicado: 20-10-2023]