O livro “Vozes Plurais – A comunicação das organizações da sociedade civil” (Documenta/Sistema Solar), coordenado pela investigadora do CECS e docente da Universidade Lusófona do Porto Carla Cerqueira e por Sónia Lamy, investigadora do CIC-Digital e docente do Instituto Politécnico de Portalegre, foi apresentado em Braga e Lisboa. Dois momentos de discussão que trouxeram as perspetivas da academia e das organizações da sociedade civil.
No dia 19 de janeiro a livraria Centésima Página, em Braga, acolheu a apresentação da obra, que esteve a cargo de Ana Melo, investigadora do CECS e docente da Universidade do Minho e de Sofia Neves, presidente da API- Associação Plano I. A sessão proporcionou uma reflexão em torno da importância da comunicação neste tipo de organizações, bem como das dificuldades sentidas no quotidiano. As apresentadoras do livro sublinharam o facto de de este incitar à ação, traduzindo-se numa forma de ativismo académico.
No dia 26 de janeiro foi a vez da livraria Ler Devagar, em Lisboa, acolher a apresentação do livro, conduzida por Carlos Camponez, docente da Universidade de Coimbra, e Sandra Nascimento, presidente da APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil. A complexidade da área que abrange o Terceiro Setor foi muito discutida durante a apresentação, na qual foi sublinhada a pertinência da comunicação de interesse público, a qual levanta várias questões do domínio ético.
Este livro pretende contribuir para a reflexão sobre a forma como se interage com os vários públicos, internos e externos, no âmbito do Terceiro Sector, a partir da compilação de diversos trabalhos de investigação, que dão a voz a 16 autoras/es, que discutem as especificidades da comunicação neste campo.
Texto: Carla Cerqueira