Manuel Pinto: professor emérito

O Reitor da Universidade do Minho atribuiu a Manuel Pinto, Professor Catedrático aposentado do Departamento de Ciências da Comunicação e investigador do CECS, o estatuto de Professor Emérito.

Este título foi proposto pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais, em reconhecimento pela relevância dos serviços que o docente prestou ao Instituto e à Universidade e pela excecionalidade do seu trajeto para a área científica de Ciências da Comunicação.

Manuel Pinto doutorou-se em Ciências da Comunicação, em 1996. É Professor Catedrático (aposentado) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, trabalhando nas áreas de Estudos Jornalísticos, Sociologia da Comunicação e dos Media, Literacia Mediática e interessado nos estudos das culturas populares tradicionais.
É codiretor do Observatório de Media, Informação e Literacia (MILObs). Foi membro da Comissão Diretiva e Diretor do Programa Doutoral em Ciências da Comunicação da UM e presidiu ao Conselho do Instituto de Ciências Sociais. Foi igualmente diretor do CECS. Na Universidade, integrou vários órgãos, nomeadamente o de representante dos professores no Conselho Geral, pelo movimento Universidade Cidadã. Foi jornalista do Jornal de Notícias (1980-1988), tendo regressado como voluntário ao jornalismo no jornal digital SeteMargens.com. Foi fundador e docente da Escola Superior de Jornalismo do Porto (1985); fundador e coordenador do projeto Público na Escola (1989); e membro eleito da primeira equipa do Conselho Geral Independente da RTP.

[Publicado: 17-05-2022]