O Professor Moisés de Lemos Martins, diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), foi hoje distinguido com o Prémio de Mérito Científico durante a cerimónia de comemoração do 42º aniversário da Universidade do Minho (10h00), que teve lugar no salão medieval do Largo do Paço (Braga) e que contou com presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. "O Prémio é uma distinção para as Ciências Sociais e Humanas", afirma o professor catedrático e diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
A cerimónia, onde foi também atribuído o grau honoris causa a Gene Grossman, professor da Universidade de Princeton (EUA), contou com as intervenções do reitor da UMinho, António M. Cunha, do presidente da Associação Académica da UMinho, Bruno Alcaide, do presidente do Conselho Geral da UMinho, Álvaro Laborinho Lúcio, e do ministro da Educação, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Moisés de Lemos Martins: pequena nota biográfica
Moisés de Lemos Martins nasceu em 1953, em Vila Cova da Lixa, Felgueiras. É Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e Diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), que fundou em 2001. Licenciou-se em Sociologia, na Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo, tendo concluído o doutoramento, em 1984, nesta mesma Universidade. É Diretor da revista Comunicação e Sociedade, e também da Revista Lusófona de Estudos Culturais. Foi cofundador da Sopcom, da Lusocom e da Confibercom, associações científicas a que presidiu. É um investigador com grande expressão internacional, sobretudo nos espaços lusófono e ibero-americano. Tem publicado, no âmbito da Sociologia da Cultura, Semiótica Social, Sociologia da Comunicação e Comunicação Intercultural. É autor de vasta obra científica, com dezenas de livros publicados ou editados, de que se destacam: Lusofonia e Interculturalidade – Promessa e Travessia (2015); Crise no Castelo da Cultura – Das Estrelas para os Ecrãs (2011); L’Imaginaire des Médias (2011); A Linguagem, a Verdade e o Poder – Ensaio de Semiótica Social (2002); Para uma Inversa Navegação – O Discurso da Identidade (1996); O Olho de Deus no Discurso Salazarista (1990).
Entrevista ao Professor Doutor Moisés Martins (Jornal Nós, jornal online da UMinho)
"Prémio de Mérito Científico da UMinho para Moisés de Lemos Martins"
http://www.nos.uminho.pt/Article.aspx?id=2191
Universidade do Minho, oficial, 17-2-2016
Vídeo evocativo da atribuição do prémio de Mérito Científico ao Professor Moisés Martins
https://www.youtube.com/watch?v=7rwOq1YzqGg