Morreu Denis McQuail

É com enorme tristeza que comunicamos o falecimento do Professor Denis McQuail, um dos mais importantes nomes do campo das Ciências da Comunicação e um conselheiro e amigo do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

Os filhos Rachel, Thomas e Matthew deram-nos conta do seu falecimento, no passado domingo, 25 de junho, numa nota da qual transcrevemos um excerto:

“Até ao último momento, a sua mente e o seu espírito estiveram tão despertos como sempre, apesar de se debater com uma série de problemas sérios de saúde e dos efeitos devastadores da perda da nossa mãe, Rosemary, em 2014. O pai ainda escrevinhava anotações e pensamentos na parte de trás de envelopes e em pedaços de papel relacionados com teoria académica até ao fim. Dava um enorme valor às inúmeras amizades que fez ao longo dos anos por todo o mundo. Quando a saúde o impedia de viajar sentia-se bem com as novas tecnologias que lhe permitiram dar palestras à distância, via Skype, através do seu iPad. Conhecemos tantos de vocês pelo nome e tantos outros pessoalmente e agradecemos a todos por terem ajudado a enriquecer a sua vida. Ele viveu-a de forma completa. Um dos seus últimos atos, desencadeado pela desilusão com o voto do Brexit, foi tirar o passaporte irlandês que há tanto tempo queria ter.”

Denis McQuail era Professor Jubilado da Universidade de Amesterdão e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Ghent. Recebeu, em 2004, a Cátedra Lloyd Braga, da Universidade do Minho, tendo na ocasião proferido uma aula aberta com o título: “Publication in a Free Society: The Problem of Accountability” (Publicada na íntegra AQUI).

(Na foto, Denis McQuail em Braga, em 2010, com alunos de Ciências da Comunicação, depois da homenagem pública que o CECS organizou no enquadramento da conferência da IAMCR).

Texto: Luís António Santos, Diretor-Adjunto do CECS.