Para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que ocorre no próximo dia 5 de maio, o Museu Virtual da Lusofonia preparou diferentes atividades, em espaço físico e nos meios digitais.
Seminário
Na véspera da celebração, no dia 4 de maio, pelas 14h30, na Galeria do Paço – Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, terá lugar o Seminário de Comunicação e Diversidade dedicado ao tema “Investigação e práticas em narrativas mediáticas, consciência histórica e educação: diálogos e desafios”. O evento conta com a participação de Carlos Alberto de Carvalho (Universidade de Minas Gerais, Brasil), Giane Lessa (Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Brasil), Julia Alves Brasil (CECS, Universidade do Minho, Portugal), Manuel Chaparro (Universidade de Málaga, Espanha) e Olga Bailey (Nottingham Trent University (Reino Unido).
O encontro é organizado no âmbito do projeto MediaMigraActs “Migrações, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos”, sediado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), em parceria com o Museu Virtual da Lusofonia e a Rede Casas do Conhecimento.
Lançamento de coleção
No dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Museu lança a coleção Convergências na Língua Portuguesa, na plataforma Google Arts & Culture, partindo do 9° Festival Cultural Convergências Portugal – Galiza, que ocorreu entre os dias 10 e 25 de fevereiro de 2023. A mostra traz a cobertura do evento que reuniu expressões artísticas como música, dança, cinema, exposições, para além de workshops nas cidades de Braga (Portugal), Ponteareas e Santiago de Compostela (Espanha). A coleção conta a história do festival e a relação do evento com a língua portuguesa, com recurso a uma entrevista exclusiva com a organização do evento. A exposição completa está disponível em https://artsandculture.google.com/story/cAVBg0H76TUqWg?hl=pt
Exposição colaborativa
No dia 8 de maio, será a vez do Museu Virtual da Lusofonia iniciar um desafio em suas redes sociais para construir uma exposição virtual colaborativa, a partir dos conteúdos enviados pelos públicos dos países de língua oficial portuguesa. O objetivo da campanha Olhares sobre as culturas em Língua Portuguesa é de que os conteúdos sejam cocriados pelos públicos, de maneira a apresentar as diferentes expressões artísticas que envolvem a arte urbana, a dança, a música, a literatura, a poesia, o cinema, as artes plásticas, a ocupação dos espaços públicos, entre muitas outras formas de expressão no espaço lusófono. A campanha ocorrerá durante todo o mês de maio. Já a exposição colaborativa tem o lançamento previsto para julho de 2023 na plataforma Google Arts & Culture.