O ano de 2022 correspondeu a um regresso progressivo a dinâmicas de encontro e interação sem condicionalismos. Com o desagravamento mundial da crise sanitária, as atividades de investigação começaram a recuperar os ritmos pré-Covid-19. Foi neste ambiente mais permissivo à distância que os investigadores do CECS organizaram e realizaram mais de uma centena de eventos, sob designações várias: seminários, workshops, encontros, congressos, jornadas e, inclusive, uma escola de verão.
Com registo formal, a unidade de investigação acolheu duas dezenas de visitantes, oriundos sobretudo do Brasil, de Espanha e de Itália. Em termos de atividade científica, as realizações do CECS resultaram em parte do desenvolvimento de 22 projetos de I&D e sete projetos diretos. Ao longo do ano, foram ainda apresentadas 32 novas candidaturas a financiamento, seis das quais com aprovação confirmada, num quadro em que alguns programas de apoio não comunicaram ainda os respetivos resultados. Neste contexto, o CECS acolheu 26 bolseiros de investigação e uma investigadora júnior.
Em 2022, as três revistas promovidas pelo centro – Comunicação e Sociedade, Revista Lusófona de Estudos Culturais e Vista – publicaram dois volumes temáticos cada. No catálogo da Editora UMinho foram publicados quatro livros na chancela partilhada com o CECS, a que se soma quase uma dezena de outros livros da autoria ou organização de investigadores do centro.
No campo da formação, registou-se a conclusão de 20 teses de doutoramento nos cursos associados ao CECS e com orientação de membros da equipa. De acordo com o mesmo critério, ou seja, no âmbito dos cursos da oferta formativa do ICS e da orientação por membros da equipa, foram concluídos 73 trabalhos de Mestrado (dissertações e relatórios de estágio ou de projeto).
PolObs apresenta resultados de estudo sobre bolseiros de doutoramento em Portugal
O Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs) do CECS apresenta os resultados da primeira fase do estudo “Financiamento público de formação de recursos humanos: bolsas de doutoramento em Comunicação”.Concurso para bolsa de investigação | Projeto EROFIRE
Encontra-se aberto, entre 1 e 14 de fevereiro, um concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para estudante de doutoramento no âmbito do projeto "EROFIRE - Avaliação do Risco de erosão pós-incêndio usando marcadores moleculares".RLEC: Chamada de Trabalhos sobre “BD Maravilha. Redefinindo o Género nas Narrativas Gráficas Ibero-Americanas”
Entre 2 de janeiro e 15 de março de 2023, encontra-se aberta a chamada de trabalhos da Revista Lusófona de Estudos Culturais sobre “BD Maravilha. Redefinindo o Género nas Narrativas Gráficas Ibero-Americanas”.Comunicação e Sociedade: Chamada de trabalhos sobre “Qualidade do Jornalismo”
Entre 2 de janeiro e 15 de abril, encontra-se aberta a chamada de trabalhos da revista Comunicação e Sociedade sobre "Qualidade do Jornalismo". O volume é editado por Sandra Marinho (CECS, Universidade do Minho, Portugal), Luís Miguel Loureiro (CECS, Universidade do Minho, Portugal) e Dolors Palau Sampio (Universitat de València, Espanha).Provas de doutoramento de Susana Amaral
Realizam-se no dia 6 de fevereiro, pelas 10h00, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais, as provas de doutoramento em Sociologia de Susana Amaral.Bianca Zanella Ribeiro: nova doutora em Ciências da Comunicação
Realizaram-se no dia 30 de janeiro, pelas 14h30, as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Bianca Zanella Ribeiro. A tese, orientada por Teresa Ruão, tem o título Inclusão e diversidade racial nas universidades públicas brasileiras: uma análise da representatividade na publicidade institucional em uma década da Lei de Cotas.Rita Moreira: nova doutora em Sociologia
Realizaram-se no dia 23 de janeiro, pelas 9h30, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais, as provas de doutoramento em Sociologia de Helena Rita Moreira. A tese, orientada por Ana Paula Marques, tem o título "Empreendedorismo qualificado: políticas do ensino superior e (re)configuração das trajetórias profissionais dos diplomados".