Seminário Internacional “Memória, diversidade e identidades: desafios às relações interculturais no século XXI” abre V Congresso Internacional sobre Culturas na UBI, onde também será apresentado o mais recente livro do CECS: Políticas da Língua, da Comunicação e da Cultura no Espaço Lusófono
Albertino Gonçalves reconhecido pela Câmara Municipal de Melgaço
Albertino Gonçalves, investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e docente do departamento de Sociologia da Universidade do Minho, foi agraciado pelo Município de Melgaço com a medalha de Cidadão de Honra.Responsabilidade cívica e histórica dos Censos em debate
No passado dia 19 de outubro, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva acolheu um debate sobre a responsabilidade cívica e histórica dos Censos, promovido pelo Doutoramento em Estudos Culturais, em parceria com os Seminários Permanentes de Comunicação e Diversidade e de Estudos Pós-Coloniais do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.Ouvido Crítico: o MILObs na Antena1
Em outubro, o programa "Ouvido Crítico", produzido pela plataforma MILObs, teve cinco edições dedicadas a temas como a Concentração dos Média, o regresso do projeto "Público na Escola", a Literacia Mediática, o noticiário infantil da RTP, Radar XS, e o uso das tecnologias em contexto escolar. Os cinco programas emitidos pela Antena 1 podem, agora, ser ouvidos em podcast no site do MILObs.Investigadores do CECS ministraram formação sobre pós-colonialidade a professores de História
“As narrativas da História e a pós-colonialidade. Mitos, conceitos e problemáticas” foi o título genérico de duas ações formação de curta duração (ACD), ministradas por investigadores do CECS a professores de História dos 2º e 3º ciclos (básico e unificado), no Centro de Formação de Professores do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda. As ações tiveram lugar nos dias 9 e 10 de outubro, entre as 17h30 e as 20h30, no Centro de Formação de Professores da Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães.ECREA 2020 – Chamada de trabalhos
A European Communication Research and Education Association (ECREA), em parceria com a Universidade do Minho, tem aberta a chamada de trabalhos para a 8ª Conferência Europeia de Comunicação, a realizar-se em Braga, de 2 a 5 de outubro de 2020.CECS presente no V Congresso Internacional sobre Culturas na UBI
O V Congresso Internacional sobre Culturas “Que Cultura(s) para o século XXI?” terá lugar na Universidade da Beira Interior, Covilhã, entre os dias 6 e 8 de novembro. O evento conta com a participação de cerca de duas dezenas de investigadores do CECS, na discussão sobre Culturas, média, educação, cidadania, lusofonias e expressões artísticas.Da crise de mediação à necessidade de repensar o jornalismo
Da crise de mediação à necessidade de repensar as condições em que se faz jornalismo hoje. É este, então, o mote para a próxima sessão do Seminário Permanente de Políticas de Comunicação e Cultura, conduzida por Carlos Camponez, que se dedica, no ensino como na investigação, à reflexão sobre ética e deontologia, (auto)regulação dos média e estatuto profissional dos jornalistas. O seminário está agendado para o próximo dia 11 de novembro, a partir das 16h00, na sala de reuniões do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.Workshop “Care, Critique, Correction? Engaging with Migration & Crime Control Infrastructures”
Terá lugar no próximo dia 14 de novembro, pelas 11h30, no auditório pequeno do Instituto de Educação, o workshop "Care, Critique, Correction? Engaging with Migration & Crime Control Infrastructures", com Nisha Kapoor e Tomás Criado.Documentário “Moçambique. Sonhos Lúcidos” em debate no Museu Nogueira da Silva
Terá lugar, no próximo dia 23 de novembro, pelas 16h00, no Museu Nogueira da Silva, o debate sobre o documentário Moçambique. Sonhos Lúcidos, de João Campos e Fernando Almeida.ECREA 2020: UMinho/CECS e ECREA assinam protocolo
A Universidade do Minho (UMinho) e a principal associação europeia de investigação em Ciências da Comunicação, European Communication Research and Education Association (ECREA), assinaram no passado dia 3 de outubro, na Reitoria da Universidade do Minho, o protocolo de entendimento relativo à organização da 8ª Conferência Europeia de Comunicação. A ECREA 2020 terá lugar, na Universidade do Minho, entre os dias 2 e 5 de outubro de 2020. A organização da conferência, que reunirá cerca de 1300 investigadores, ficará a cargo do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) do Instituto de Ciências Sociais.Investigadores do CECS apresentam livro nos 60 anos da RTP Porto
A RTP Porto fez 60 anos no passado dia 20 de outubro. No âmbito das comemorações do aniversário, foi apresentado no dia 23, o livro “RTP. 60 anos no Porto”, da autoria de sete investigadores do CECS.Disponível online o ebook “Introdução aos estudos de audiência”
Encontra-se disponível online o ebook Introdução aos estudos de audiência, da autoria do investigador do CECS, Pedro Portela.Comunicação e Sociedade celebra 20 anos
1999 foi o ano da criação da revista Comunicação e Sociedade. 20 anos mais tarde, a revista do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) comemora o seu aniversário, com o lançamento de um novo site e a entrada da revista para a plataforma OpenEdition.Comunicação e Sociedade na OpenEdition
A revista Comunicação e Sociedade já se encontra disponível na plataforma OpenEdition. A OpenEdition é um portal de recursos eletrónicos na área das Ciências Sociais e Humanas. A revista do CECS junta-se a este projeto com os seus últimos quatro volumes em acesso aberto e texto completo.”Crianças, jovens e media: perspetivas atuais”: chamada de artigos da revista Comunicação e Sociedade
Neste número da revista Comunicação e Sociedade dedicado aos estudos sobre crianças, jovens e media, dá-se especial acolhimento a propostas de artigos que resultem de trabalhos de investigação científica e que versem sobre os seguintes temas:InOutScience: investigadores convidados comentam atualidade
InOutScience é uma nova rubrica de partilha do conhecimento criada pelo CECS, em que os investigadores convidados comentam notícias da atualidade e da área em que são especialistas.Victoria Carrillo Durán em seminário doutoral sobre Comunicação nas instituições de ensino superior
“Comunicação nas instituições de ensino superior: competência crítica e sustentabilidade” foi o tema do seminário doutoral que teve lugar no passado dia 16 de outubro. Num encontro que contou com a presença de vários docentes, investigadores e estudantes da área da Comunicação Estratégica, Victoria Carrillo Durán, da Universidade da Extremadura, apresentou a conferência “The Role of Social Networking Sites (SNSs) in Building the Reputation of Higher Education Organizations (HEOs)”.Andreia Durães vence Prémio Pina Manique 2019
A investigadora do CECS, Andreia Durães, acaba de vencer o “Prémio Pina Manique. Do Iluminismo à Revolução Liberal 2019” com a tese de doutoramento “Casas de Cidade: processo de privatização e consumos de luxo nas camadas médias urbanas (Lisboa na segunda metade do século XVIII e inícios do século XIX)”.Entrevista a Ana Maria Nogales
Ana Maria Nogales Vasconcelos é professora na Universidade de Brasília, no Brasil, e encontra-se a realizar uma estância de investigação no CECS, pelo período de um ano. É demógrafa e investiga nas áreas da Saúde e da Educação.
“Bom Jesus do Monte: Visões Transversais”
Realizaram-se, no passado dia 10 de outubro, na Biblioteca Geral da Universidade do Minho, as Jornadas Europeias do Património 2019.Ana Cristina Pereira: nova doutora em Estudos Culturais
Realizaram-se no dia 17 de outubro, pelas 14h30, na Sala de Atos do ICS, as provas de doutoramento em Estudos Culturais de Ana Cristina Ribeiro Pereira. A tese, orientada por Rosa Cabecinhas, tem o título “Alteridade e identidade na ficção cinematográfica em Portugal e em Moçambique”.Alexandre Barbosa Ferreira: novo doutor em Estudos Culturais
Realizaram-se no dia 10 de outubro, as provas de doutoramento em Estudos Culturais de Alexandre Barbosa Ferreira. A tese, orientada por Jean-Martin Rabot, tem o título “Cultura Musical e Músicos no século XXI: (re)pensar a formação académica no ensino superior”.