
Parceria Createlab com Clube da Criatividade de Portugal
O Createlab, plataforma do CECS, prepara-se para firmar parceria com o Clube da Criatividade de Portugal (CCP). O CCP é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1997, que tem como missão promover a criatividade na comunicação comercial, através do estímulos à criação de projetos e a facilitação de experiências entre profissionais do meio. Premeia anualmente profissionais e agências a operar nos campos da publicidade, design, eventos, digital, marketing relacional, ativação de marcas, relações públicas e meios. O CreateLab é uma agência criativa laboratorial que tem como objetivo desenvolver soluções de comunicação integrada inovadoras, aplicadas a projetos académicos bem como a iniciativas da comunidade mais alargada. Nesta parceria inédita, as mentes criativas unem-se para chegar ainda mais longe na área da comunicação, para reforçar a ligação entre conhecimento e criatividade e promover ainda mais a integração da academia com o mercado.
Nova Publicação: Desenvolvimento e Realidades Territoriais em Portugal
É lançado hoje o livro "Desenvolvimento e Realidades Territoriais em Portugal" , de Pedro Chamusca, que propõe "uma leitura integrada do território português, combinando múltiplas perspetivas disciplinares para desvendar as transformações, dinâmicas e características do país. Partindo de uma análise das grandes transições históricas — da Revolução de 1974 à integração europeia —, analisam-se as transformações demográficas, económicas e institucionais, como o envelhecimento populacional, a terciarização da economia e a crescente concentração de população nos espaços metropolitanos. A obra está disponível gratuitamente aqui
Nova publicação: Crianças, Jovens e Media: Vidas (Des)Ligadas? Atas do Congresso bYou
É lançado hoje o Livro de Atas do Congresso bYou, que teve lugar nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2025 na Universidade do Minho. O evento juntou em Braga investigadores, jornalistas, educadores, estudantes e protagonistas das atuais dinâmicas de mediação de informação. O evento assinalou também a conclusão do bYou – Estudo das Vivências e Expressões de Crianças e Jovens Sobre os Media, que apresentou resultados das pesquisas realizadas ao longo de cerca de quatro anos do projeto. Nas palaras dos editores, a publicação que agora fica disponível vem contribuir para o debate sobre crianças, jovens e media, num compromisso com a promoção da literacia mediática e a participação cívica do público jovem. Pode ficar a saber mais aqui
Nova Doutora em Geografia : Gisely de Campos
Realizaram-se no dia 30 de julho, pelas 14h30, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, as provas de doutoramento em Geografia Humana de Gizely Cesconetto de Campos. A tese, orientada por Ana Francisca de Azevedo e Silva e João Carlos Vicente Sarmento, tem o título “A construção do lugar e o Cineclube Ó Lhó Lhó: práticas de cuidado, pertencimento e formação crítica em Florianópolis (Brasil)”.
Novo Doutor em Ciências da Comunicação: Valdeci Gama
Realizaram-se no dia 14 de julho, pelas 14h00, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Valdeci Ribeiro da Gama. A tese, orientada por Jean-Martin Rabot e Moisés de Lemos Martins, tem o título “Ver com os sentidos”: os media digitais como condição de possibilidade para os deficientes visuais”.
Novo Doutor em Ciências da Comunicação: Ricardo Zocca
Realizaram-se no dia 22 de julho, pelas 14h00, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Ricardo Oliveira Zocca. A tese, orientada por Moisés de Lemos Martins, tem o título “A grande derrota: Um estudo sobre a modernidade e a sua insustentabilidade”.
©Universidade do Minho. Todos os direitos reservados. Com apoio do FCT.
O website da cecs.uminho.pt foi desenvolvido no âmbito do projeto UID/CCI/00736/2013, financiado pelo COMPETE: POCI-01-0145-FEDER-007560 e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), sendo atualmente apoiado pelo projeto UIDB/00736/2020, financiado pela FCT.