Trajetos Comunicantes: Parceria CECS e Braga 25
O projeto artístico da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, Trajetos Comunicantes, iniciou no passado dia 24 de março a sua programação oficial, que se estende até novembro deste ano. Esta é uma iniciativa que conta com a parceria do CECS e do grupo de investigação Audire, sendo o outro parceiro principal a Empresa de Transportes Públicos de Braga (TUB), que disponibilizou um total de 12 viaturas para as ações previstas no programa. [Publicado:31-03-2025]Conversas Ibero-Americanas com Observatórios: décima segunda sessão
Terá lugar, no próximo dia 17 de março, pelas 17h00, a décima segunda sessão das Conversas Ibero-Americanas com Observatórios. Decorrerá online, via Zoom. A conversa conta com a participação de Laura Elena Román García, Observatório de Políticas Culturales, Universidad Autónoma de la Ciudad de México, do México, e Juan Pablo Carvallo, Observatório Cultural de la Universidade de Cuena, do Ecuador.Seminário CECS/PolObs: “Regulação das plataformas digitais: desafios e perspetivas críticas”
O auditório do Edifício da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, no campus de Gualtar, recebe no dia 4 de abril, pelas 14h30, o seminário PolObs com o tema: “Regulação das plataformas digitais: desafios e perspetivas críticas”.Ciclo de Cinema “(So-bre)vivências num Mundo Inóspito. Olhares sobre exclusões e resistências”
O projeto Migramedia Acts, do CECS, associa-se ao LuckyStar-Cineclube de Braga e ao Fórum Cidadania pela Erradicação da Pobreza – Braga para um ciclo de cinema que vai ocupar as noites de terça-feira do mês de abril na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (às 21h30). [Publicado: 01-04-2025]Seminário de Comunicação e Diversidade: “Outras histórias, outros planos”
No dia 28 de abril, às 17h30, tem lugar na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva o Seminário de Comunicação e Diversidade "Outras histórias, outros planos...".Conferência Final E-Monitoring: “Vigilância Eletrónica: Desafios Presentes e Futuros”
Realiza-se, no próximo dia 9 de maio, a conferência final do projeto E-Monitoring, que terá como tema ""Vigilância Eletrónica: DesafiosPresentes e Futuros". Organizada pelo projeto E-Monitoring, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do programa Restart (2023.00030.RESTART) e sediado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, esta conferência propõe uma reflexão crítica sobre os desafios da vigilância eletrónica.Concurso FCT para Bolsas de Doutoramento- Edição de 2025
Decorre, entre 17 de março e 16 de abril, o Concurso FCT para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2025 na Linha Geral e em Ambiente Não Académico. Serão atribuídas 1500 bolsas e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade disponibiliza-se enquanto instituição de acolhimento.RLEC: Chamada de Trabalhos sobre “Arte, Educação e Comunidade”
Está aberta, até 16 de maio de 2025, a chamada de trabalhos para a Revista Lusófona de Estudos Culturais (Vol. 12 nº2) , com o tema Arte, Educação e Comunidade. Editores temáticos: Fabiano Assis da Silva (CECS, Universidade do Minho, Portugal), Renata Flaiban Zanete (CEHUM, Universidade do Minho, Portugal) e Sumaya Mattar (Universidade de São Paulo, Brasil)Aula Aberta “Marquês de Pombal: Realizações, receções e mitificações”
Realiza-se, no próximo dia 25 de março, pelas 11h00, sala 0.08 do edifício 3 da Universidade do Minho, a aula aberta com o tema "Marquês de Pombal: Realizações, receções e mitificações". Este evento contará com a apresentação de José Eduardo Franco, do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, sendo organizado por Andreia Durães, do Departamento de História do Insituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.Aula Aberta “A aristocracia portuguesa na dinastia de Bragança”
Realiza-se, no próximo dia 8 de abril, pelas 11h00, na sala 0.08 do edifício 3 da Universidade do Minho, a aula aberta com o tema “A aristocracia portuguesa na dinastia de Bragança”. Este evento contará com a apresentação de Nuno Gonçalo Monteiro, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e é organizado por Andreia Durães, do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.