
Passeio com AcustiCidade
A Passeio, plataforma integrante do CECS, associa-se, no próximo sábado, 5 de julho, ao AcustiCidade, na urbanização das Parretas, a partir das 16h30. O AcustiCidade é um programa da Braga Media Arts que propõe uma reinterpretação da cidade de Braga através das suas histórias e do seu ambiente sonoro. Desde 2021, junta artistas e pensadores como Pedro Augusto e Space Transcribers, ondamarela e Pedro Lima, João Catalão e Rita Sampaio, Marta Moreira e Pedro Sousa. Cada uma destas duplas criou percursos caracterizados pelas paisagens sonoras, histórias e palavras dos habitantes de lugares como a urbanização das Parretas, a freguesia de Merelim São Paio, a zona do Carandá, Galos e Latinhas ou Maximinos.
Webinar “Verso e Reverso: Releitura e reinvenção a partir da obra de Luís de Camões “
Para assinalar o Dia de Camões (10 de junho), o Museu Virtual da Lusofonia (Universidade do Minho) e o CICANT (Universidade Lusófona) promovem o webinar “Verso e Reverso: Releitura e reinvenção a partir da obra de Luís de Camões”, que terá lugar no próximo dia 18 de junho, pelas 17h00 (hora de Portugal), através da plataforma zoom, no link O evento contará com as intervenções de Lurdes Macedo da Universidade Lusófona (Portugal) e da convidada especial Maria-Benedita Basto da Universidade Sorbonne (França). A moderação estará a cargo de Isabel Macedo (Universidade do Minho). Saiba mais aqui
Seminário PolObs/MILObs: “Plataformas, Mediação e Jovens”
Com organização conjunta do PolObs e do MILObs, terá lugar no dia 12 de junho, às 16h00, no Centro Audiovisual e Multimédia, um seminário com o tema: “Plataformas, Mediação e Jovens”. O evento propõe um debate, num primeiro momento, sobre a mediação e a relação atual entre produtores e consumidores. Num segundo momento, vamos analisar como os jovens se relacionam com as plataformas e que estratégias de resistência ou conformação desenvolvem. O debate contará com a participação de Júlio Arantes, da Universidade Federal de Alagoas, e Adrian Vásquez, da Universitat Autònoma de Barcelona. A discussão estará a cargo de Sara Pereira, da Universidade do Minho, e a moderação será conduzida por Pedro Moura, da Universidade do Minho. A participação é livre. O seminário poderá ser acompanhado remotamente, via Zoom, através de inscrição neste link.
II Encontro sobre Políticas Culturais do PolObs
A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes vai receber, no dia 12 de junho, entre as 14h e as 17h30, o II Encontro sobre Políticas Culturais do PolObs. Em foco estará a temática “Impactos, Indicadores, Monitorização e Avaliação de Políticas Culturais”, que será debatida a partir de casos práticos como, por exemplo, a implementação do Plano Estratégico Municipal de Cultura de Torres Novas e a adesão do Município de Torres Novas ao Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais (CISOC).
Bolsa de investigação para estudante de doutoramento
Encontra-se aberto, até 25 de junho, um concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para estudante de doutoramento, nas áreas científicas de Estudos Culturais, Ciências da Comunicação e Sociologia, no âmbito do projeto PolObs. Os editais estão disponíveis em português e inglês.
Bolsa de investigação para mestre inscrito em curso não conferente de grau
Encontra-se aberto, até 25 de junho, um concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para mestre inscrito em curso não conferente de grau, nas áreas científicas de Ciências da Comunicação, Estudos Culturais e Sociologia, no âmbito do projeto PolObs. Os editais estão disponíveis em português e inglês.
Lançamento: “Existir e resistir na sociedade contemporânea. Contributos para o debate sobre comunicação e cultura”
Foi lançado, no dia 26 de junho, na ocasião do IV Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais, em Lisboa, o livro "Existir e resistir na sociedade contemporânea. Contributos para o debate sobre comunicação e cultura". Editada pela Húmus, a obra tem a autoria de Isabel Macedo, Tatiane Oliveira e Moisés de Lemos Martins.
Nova Doutora em Ciências da Comunicação: Tatiane Oliveira
Realizaram-se no dia 16 de junho, pelas 14h00, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Tatiane Rodrigues Carvalho de Oliveira. A tese, orientada por Teresa Augusta Ruão Moisés de Lemos Martins, tem o título “A (Re)organização da Comunicação Organizacional e Estratégica no cenário das novas tecnologias e virtualização a partir da participação: um estudo de caso do Museu Virtual da Lusofonia”.
Nova Doutora em Ciências da Comunicação: Alice Campos
Realizaram-se no dia 20 de junho, pelas 14h00, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Maria Alice Campos. A tese, orientada por Helena Sousa, tem o título “Desinformação em contexto eleitoral: análise das principais narrativas de desinformação da campanha eleitoral à Presidência da República do Brasil de 2022”.
©Universidade do Minho. Todos os direitos reservados. Com apoio do FCT.
O website da cecs.uminho.pt foi desenvolvido no âmbito do projeto UID/CCI/00736/2013, financiado pelo COMPETE: POCI-01-0145-FEDER-007560 e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), sendo atualmente apoiado pelo projeto UIDB/00736/2020, financiado pela FCT.