No rescaldo do colonialismo: Nostalgia, pós-memória, escrita reparadora e (re)história

No dia 10 de dezembro, pelas 15h00, terá lugar a próxima sessão do Seminário Permanente em Estudos Pós-Coloniais. “No rescaldo do colonialismo: Nostalgia, pós-memória, escrita reparadora e (re)história” é o tema; Orquídea Ribeiro (UTAD) é a convidada.

A relação do povo português com a memória e a história contemporânea em relação ao passado colonial passa por silêncios, apagamentos e desmemórias que ainda não foram ultrapassados/desconstruídos, o que se apresenta como obstáculo ao estabelecimento de novos e fortes laços com os antigos territórios ultramarinos.

O objetivo deste seminário é refletir sobre a multiplicidade de “textos” que se esforçam por escrever as memórias, ler as visões, reescrever a história do colonialismo português nas últimas décadas, e assim eliminar os silêncios, possibilitando a pós-memória, para que a história não seja sinónimo de desmemória, mas que permita alguma reparação no âmbito da memória coletiva. Para tal, foi feito um levantamento de publicações, exposições, e registos audiovisuais para permitir uma reflexão sobre as leituras contemporâneas do colonialismo português.

Orquídea Ribeiro é doutorada em Ciências Humanas e Sociais – Cultura, e professora associada com agregação (em Ciências da Cultura) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Tem publicado na área das Ciências da Cultura/Estudos Culturais, nomeadamente na área das culturas pós-coloniais de língua portuguesa e de estudos afro-americanos. Integra as direções dos cursos de Doutoramento e de Mestrado em Ciências da Cultura da UTAD.
Tem como interesses de investigação, as Ciências da Cultura [Culturas Africanas de Língua Portuguesa; Culturas Africanas Comparadas (com língua inglesa); Estudos Coloniais; Estudos Pós-Coloniais; Urban Studies]; o Património Cultural [Digital]; e as Cidades Criativas.

A sessão decorrerá via Zoom.

[Publicado: 26-11-2021]