No próximo dia 22 de setembro, pelas 18h00, na Galeria do Paço da Universidade do Minho, terá lugar a sessão “No Trilho de Malangatana – Conversa sobre um legado para o mundo”. Este evento decorre em simultâneo no Centro Cultural de Matalana (Maputo). A entrada é livre e está assegurada a participação online.
Após as intervenções da Diretora do Museu Virtual da Lusofonia, Isabel Macedo, e da historiadora de arte, Alda Costa, está prevista a exibição da versão com legendas em inglês do documentário “No trilho de Malangatana: do legado à memória“.
A conversa sobre o legado de Malangatana, moderada por Rosa Cabecinhas, investigadora do CECS, prosseguirá com as intervenções da realizadora do documentário e investigadora do CICANT e do CECS, Lurdes Macedo, assim como do Presidente da Fundação Malangatana Valente Ngwenia, Mutxhini Malangatana Ngwenia, ao que se seguirá o comentário da investigadora do CECS, Sheila Khan.
A alocução final estará a cargo de Moisés de Lemos Martins, investigador do CICANT e do CECS.
A sessão é organizada pelo Museu Virtual da Lusofonia em parceria com a Casa do Conhecimento da UMinho e o CICANT da Universidade Lusófona, o Centro Cultural de Matalana e o Seminário de Comunicação e Diversidade. Tem, ainda, o apoio da MoMo Gallery de Joanesburgo.