Nova Comunicação e Sociedade sobre “Comunicar em Saúde em tempos de pandemia”

Acaba de ser lançado o novo volume da revista Comunicação e Sociedade dedicado ao tema “Comunicar em Saúde em tempos de pandemia”, editado por Felisbela Lopes, Rita Araújo e Peter Schulz.

Segundo os editores, “esta edição apresenta artigos que oferecem uma visão sistémica daquilo que foi a comunicação e o jornalismo em período pandémico, nomeadamente durante o primeiro ano de disseminação do vírus SARS-CoV-2”.

“Quando algo de verdadeiramente incomum acontece e recebe ampla atenção, seja porque a população o requer ou porque os poderosos pensam que é do seu interesse que a população saiba, estamos perante uma situação que permite aos investigadores da comunicação e ao público leigo estudar a comunicação de forma direta, imediata, próxima, enquanto as nossas preocupações ainda são recentes. Só os acontecimentos fora do comum se podem intrometer entre o investigador e o seu objeto. Se o acontecimento for alegre, a alegria pode ocupar-se do coração e da mente dos observadores. Se o acontecimento for uma ameaça, os receios podem distrair o observador do seu papel de observar. Quando um país está em confinamento, a maioria das tarefas do dia a dia tornam-se mais difíceis e levam mais tempo”, acrescentam.

[Publicado: 20-12-2021]