Acaba de ser lançado o novo volume da revista Comunicação e Sociedade dedicado ao tema “Publicidade e Desenvolvimento Sustentável” e editado por Sara Balonas, Sónia Silva e Isabel Ruiz-Mora.
De acordo com os autores, propõe-se “olhar a publicidade como um discurso cujo poder reside na sua capacidade de produzir e reproduzir o sentido de uma cultura e de uma sociedade. Com uma rapidez e lucidez notáveis, gera retratos instantâneos, como polaroids onde cada um se revê ou não gosta de se ver”.
“O que nos mostra a publicidade? Para muitos, a publicidade ainda é sobretudo consumo, representando tudo o que nos arrasta para o apocalipse, à medida que os efeitos das alterações climáticas se tornam mais tangíveis. Por conseguinte, este número temático — “Publicidade e Desenvolvimento Sustentável” — parece anunciar visões sobre a insustentabilidade da publicidade. Contudo, esta edição desafia a um olhar contrário: desbravar a relação entre dois conceitos, desconstruindo o aparente antagonismo e iluminando quer o contributo, quer os desafios para a publicidade”, explicam.