Acaba de ser lançado o novo volume da revista Comunicação e Sociedade dedicado ao tema “Reparações Históricas: Desestabilizando Construções do Passado Colonial”, editado por Vítor de Sousa, Sheila Khan e Pedro Schacht Pereira.
A propósito do título do volume, os editores temáticos referem que “há um urgente dever de memória tendente a reparar atrocidades cometidas em tempo colonial, através do exercício da violência por parte de quem colonizava. Por conseguinte, a ideia de “dever da memória” quer significar a responsabilidade ética de nunca esquecer”.
Madalena Oliveira e Daniel Brandão, os novos diretores da revista do CECS, dedicaram uma nota especial a Moisés de Lemos Martins, que dirigiu a Comunicação e Sociedade até janeiro de 2022. “Ao longo de 23 anos, a trajetória desta publicação periódica foi-se construindo em resposta progressiva aos mais exigentes padrões do sistema internacional de difusão do conhecimento. Em todas as etapas, foram a persistência, a convicção e o espírito impulsionador do seu obreiro primaz que inspiraram mudanças e o apuramento de procedimentos condizentes com os requisitos de agências de indexação e de bases de dados”, referem.